Desenvolvimento de Líderes

Cenário:

  • Processos contínuos de inovação e readaptação;
  • Incerteza e risco como condições inevitáveis, mas também como oportunidades de desenvolvimento;
  • Necessidade de novas e variadas ferramentas para lidar com profissionais  da era da informação e do conhecimento.

Premissas:

  • A liderança é habilidade que pode ser adquirida, aprendida mediante a capacitação de seus profissionais;
  • A nova liderança requer o desenvolvimento de novas competências. Só inteligência e carisma não bastam! O novo líder é flexível, adaptado às características de seu grupo e desperta nos outros o desejo de cooperar;
  • O foco e as ações do líder devem estar comprometidos com o desenvolvimento de caminhos e opções, construindo e fortalecendo a Organização.

Objetivos:

  • Desenvolver e fortalecer habilidades essenciais necessárias para atingir estratégias mentais e atitudes comportamentais de liderança eficaz;
  • Desenvolver as competências necessárias para conduzir equipes de alto desempenho;
  • Preparar gestores para atuarem como líderes educadores – liderança transformadora;
  • Gerenciar elementos que impactam processos de trabalho, equipe e novas oportunidades;
  • Desenvolver estados de excelência pessoal.

O Perfil do Líder e da Liderança:

  • Contexto atual dos modelos de liderança: o que mudou da Revolução Industrial para a Revolução da Informação e do Conhecimento;
  • A diferença entre gerenciar e liderar: os grandes líderes como referência;
  • Os estilos e tipos de liderança;
  • O autoconhecimento como ferramenta para uma liderança eficaz;
  • O modelo das competências comportamentais;
  • A Liderança Situacional: o líder identifica, analisa e define sua forma de agir, considerando o nível de maturidade da sua equipe;
  • O líder que inspira e transforma: como tornar possível a expressão e expansão do potencial e talento de cada liderado.


ESTRATÉGIAS E INSTRUMENTOS DE GESTÃO


Planejamento e Controle: 

  • Planejamento e controle alinhados ao planejamento estratégico da Organização: metas estratégicas e metas de competências;
  • Administração e condução eficaz de reuniões;
  • Planejando e utilizando sistemas formais de avaliação, como ferramenta estratégica na gestão de pessoas.

Comunicação Interpessoal:

  • Saber ouvir e dar feedback adequado: a eficácia da comunicação interpessoal;
  • A prática do feedback: o cotidiano e as avaliações formais;
  • A construção de relacionamentos confiáveis e produtivos através da comunicação;
  • O processo ensino/aprendizagem através da comunicação: os ganhos do líder e liderados.

Delegação e Empowerment:

  • A quem delegar, como delegar, o que delegar: linhas de ação planejadas;
  • Empowerment: autonomia, permissão e poder concedidos na tomada de decisão;
  • Equipes de alto desempenho e a prática do Empowerment: motivação, desenvolvimento e liderança.

Administração de Conflitos:

  • Adversidades e conflitos representam oportunidades de melhoria;
  • O desenvolvimento de habilidades de comunicação interpessoal para administrar conflitos na equipe;
  • Gestão de conflitos nos diversos relacionamentos e ambientes da Organização.

Análise de Problemas e Tomada de Decisão:

  • Mapeamento e diagnóstico do problema;
  • Instrumentos e ferramentas de análise e identificação de alternativas;
  • Tomada de decisão: conceito, formas, barreiras;
  • Negociação e persuasão;
  • A arte do consenso: processo, apoio e compromisso;
  • Gestão de análise de problemas e tomada de decisão em equipe.

Liderança e Gestão de Pessoas:

  • Gestão de pessoas e cultura organizacional;
  • A prática da liderança: aprendendo a conduzir pessoas;
  • Gestão do desenvolvimento de capital humano: como atingir resultados através de ativos intangíveis;
  • O modelo de competências e a gestão do desempenho na captação, avaliação e desenvolvimento de pessoas;
  • A gestão de talentos: identificar, gerenciar, motivar e reter talentos.

Equipes de Alto Desempenho – A Liderança de Resultados:

  • Formação e desenvolvimento de equipes;
  • Os diferentes estilos de equipes. Os perfis individuais. A cultura do grupo;
  • O sistema de crenças do líder, do indivíduo, do grupo. A necessidade de entender e lidar com essa dinâmica;
  • A construção de equipes de alto desempenho depende basicamente da qualidade dos relacionamentos interpessoais nela estabelecidos;
  • Bom relacionamento interpessoal: alavanca para o sucesso pessoal e profissional.

 

 

 

 

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